fbpx

Depois das férias, custa muito trocar a espreguiçadeira pela cadeira do escritório…!

Além desta “troca de cadeiras” ser difícil, porque significa o fim do descanso e regresso à rotina, há outro factor que agrava esta situação: o corpo humano não foi feito para ficar parado muito tempo, na mesma posição. No entanto, isto é algo que acontece com grande parte da população activa, que passa o dia inteiro sentada em frente a um computador.
Esta postura estática aumenta a pressão nas costas, pescoço, ombros, braços e pernas.
A tendência para adoptarmos uma postura mais desleixada, ficando muito tempo na mesma posição, é grande, podendo ficar com dores lombares, ou agravar alguma situação que já exista.

Ter uma cadeira ergonómica, colocar os braços perpendiculares à coluna e ter os pés assentes no chão (ou apoiados num banco) podem ajudar.
Também não deve trabalhar com o ecrã muito abaixo da sua linha de visão. O ideal é que esteja à mesma altura dos olhos, para evitar uma postura incorrecta.
Fazer pausas regulares é igualmente importante. Sei que por vezes pode ser complicado, porque o trabalho é muito e não queremos “perder tempo”, mas acredite que este pequeno gesto pode fazer a diferença a longo prazo. Bastam 5 minutos por hora!

Apesar de todos estes gestos serem uma ajuda fundamental para evitar ou ajudar ao não agravamento da dor lombar, eles não resolvem o problema.
Se não for tratada, a dor lombar pode tornar-se crónica (dependendo do seu grau).

A acupunctura tem uma palavra a dizer no tratamento da dor lombar. A introdução de agulhas nos pontos meridianos faz com que o cérebro liberte hormonas que reagem à dor, reduzindo-a. Este tratamento garante que a energia do organismo se mantém equilibrada, actuando também no humor e sono, elevando os níveis de energia geral do organismo.

Dependendo da situação, este tratamento poderá ser complementado por outro, como massagem ou fitoterapia.

Facebook Comments

Clínica Nuno Barbosa - Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-530 Lisboa, Portugal

Morada

Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-418 Lisboa, Portugal

Social

Consultoria Digital & Web Design por Seize Your Biz | Nuno Barbosa - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Pin It on Pinterest