Serviços

Nuno Barbosa – Medicina Chinesa | Fisioterapia

Os Meus Serviços

Tratamento eficazes na manutenção e preservação da sua saúde.

Nuno Barbosa - Acupuntura

Acupuntura

A Acupuntura (針疚) é uma das formas de tratamento da Medicina Chinesa. Ela abrange várias ferramentas de manipulação do nosso Qi (energia).

Saiba Mais

A Acupuntura (針疚) é uma das formas de tratamento da Medicina Chinesa. Ela abrange várias ferramentas de manipulação do nosso Qi (energia). A mais conhecida é a inserção de agulhas finíssimas nos pontos localizados nos Canais e Coleterias de Energia (Jing Luo).

Dependendo da técnica empregada, como a direção de inserção da agulha, as rotações que se fazem, profundidade, tempo de permanência, associados à intenção de cura, o Acupunturista consegue efeitos diferentes, como o aumento de Qi (energia) no ponto e no Canal, ou a diminuição da energia dos mesmos.

Através dessas manipulações e técnicas e também da combinação dos efeitos de vários pontos numa mesma aplicação, a Acupuntura consegue manipular variados tipos de Qi (energia) do corpo do paciente, tratando desde disfunções internas, como problemas dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e distúrbios emocionais, ou patologias superficiais, como dores articulares e musculares.

Além da inserção das agulhas, num tratamento de Acupuntura ainda podemos ter a técnica de Moxabustão (灸), que consiste na queima de uma erva (normalmente a Artemisia vulgaris) obtendo variados efeitos, como o aumento de Qi (energia) no ponto, aumento da circulação sanguínea, analgesia, dentre outros.

Tem conquistado cada vez mais espaço na área de saúde, como forma de tratamento eficaz e sem contra indicações, beneficiando inúmeros indivíduos, na manutenção e preservação da sua saúde.

Nuno Barbosa - Tui Na

Tui Na

Através das variadas técnicas, o terapeuta promove a saúde do paciente manipulando seu Qi (energia), seu sistema músculo-esquelético, seu sistema linfático e até seu sistema nervoso.

Saiba Mais

O Tui Na (推拿) é uma arte terapêutica manual, com propriedades tanto preventivas quanto curativas. É a massagem terapeutica chinesa. Através das variadas técnicas, o terapeuta promove a saúde do paciente manipulando seu Qi (energia), seu sistema músculo-esquelético, seu sistema linfático e até seu sistema nervoso.

Seu nome é originado de duas das suas dezenas de técnicas: Tui, que significa “empurrar” e Na, que por sua vez pode ser traduzido como “agarrar” ou “pegar”. Hoje o nome Tui Na é entendido simplesmente como sinónimo de massagem em toda a China.

O Tui Na possui um número riquíssimo de técnicas, das quais se derivam toda as outras escolas de massagem orientais. A aplicação de todas as técnicas seguem os mesmos princípios teóricos das outras ferramentas da Medicina Chinesa, como a Acupuntura e a Fitoterapia.

Na prática cada técnica bem executada realiza um efeito sobre a região do corpo onde está sendo realizada, que podem ser agrupados genericamente em: efeitos de tonificação, ou seja, aumento de energia no local, no ponto energético ou no canal de energia, ou de sedação, ou seja, dispersão da energia do local, do ponto ou do canal.

Dentre todas as ferramentas de cura da Medicina Chinesa, o Tui Na é muito reverenciado pela simplicidade de recursos necessários para a sua aplicação, enquanto que na Acupuntura, por exemplo, precisaríamos também de algum tipo de agulha. Dessa forma, os mestres Taoístas valorizavam a propagação dos conhecimentos da massagem para auxiliar na cura e na prevenção de doenças de toda a população.

Nuno Barbosa - Ventosas

Ventosaterapia

Ajuda a retirar estagnações sendo utilizada com grande sucesso em casos de dores musculares, lombalgias, artrite, hipertensão, celulite e gordura localizada.

Saiba Mais

A Ventosaterapia, utilizada há milhares de anos pela Medicina Chinesa, não é uma técnica exclusiva desta medicina, havendo registo de utilização de ventosas para fins terapêuticos em antigas civilizações como a Egípcia, Grega, em toda a África e nas comunidades índias americanas.

Ventosaterapia e Medicina Chinesa
Na Medicina Chinesa o uso de ventosas baseou-se na acupunctura, sendo inicialmente utilizados chifres de animais aquecidos, substituídos progressivamente por bambu, metal e actualmente campânulas de vidro ou plástico. 

Aplicação de Ventosas
Para obter o efeito sucção, coloca-se uma substância a arder, por exemplo uma bola de algodão, dentro da ventosa a qual, depois de retirado o ar, é colocada sobre a pele.
Outra forma de criar esta sucção é através de utilização de ventosa de plástico com bomba ou de silicone, sendo mais prática e segura, por não envolver o uso de fogo.

A utilização da Ventosaterapia, articulada com os restantes Instrumentos da Medicina Chinesa, visa eliminar toxinas e retirar estagnações do sangue em determinadas zonas do corpo.

O facto de ajudar a retirar estagnações leva a que a ventosaterapia seja utilizada com grande sucesso em casos de dores musculares, lombalgias, artrite, hipertensão, celulite e gordura localizada.

Com aplicação prévia de óleo, podem obter-se efeitos semelhantes aos das massagens, fazendo deslizar a ventosa numa determinada zona, sendo esta técnica utilizada para activar a circulação, retirar estagnações, desbloquear energia e melhorar o funcionamento dos órgãos.

Nuno Barbosa - Osteopatia

Osteopatia

É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais.

Saiba Mais

A osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, criado por Andrew Taylor Still, que viveu entre 1828 e 1917, que apresentou os princípios desta terapia natural. É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

A validade da osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde. De acordo com Andrew Still, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável. Assim, cientificamente a osteopatia assenta na anatomia e simultaneamente recorre a uma visão holística.

Uma abordagem que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a sua mecânica interna esteja saudável. Em Portugal, apesar da procura ter vindo a aumentar com o passar dos anos, ainda não se registam, no entanto, valores como em países como França, onde se contabilizam 750.000 novos pacientes por ano e 15 milhões de consultas anuais.

O que a osteopatia pode tratar?

O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo pois ele abrange todo o corpo humano. Esta pode tratar as doenças mais frequentes, nomeadamente ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos. Podem ser tratados também entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e tensões e contraturas musculares.

A lista abrange ainda muito dos problemas decorrentes de acidentes de viação, quedas, fraturas ou cirurgias. A osteopatia pode ajudar a resolver também enxaquecas, dores de cabeça, problemas digestivos, insónias, depressão, vertigens, labirintites, sinusites, glaucoma, tensão pré-menstrual, obstipação, stresse e problemas respiratórios. O osteopata não elimina apenas as consequências do problema.

Durante as consultas, procura sempre desvendar a razão do sintoma para poder curar o doente. Para isso, e utilizando as mãos como instrumento, recorre a variadas técnicas. Estas são as mais comuns:

– Técnicas estruturais, que visam reajustar uma articulação, mesmo se o seu deslocamento é mínimo e invisível nas radiografias

– Técnicas musculares, que visam o tratamento dos músculos e tendões

– Técnicas cranianas, que são as mais subtis e que permitem tratar a totalidade do corpo partindo do crânio

– Técnicas viscerais que tratam dos órgãos e das relações entre eles

– Técnicas linfáticas e imunitárias, que visam o sistema linfático e o sistema imunitário

– Técnicas fasciais que trabalham sobre os tecidos fasciais do corpo humano

A quem se destina a osteopatia?

A osteopatia pode ser aplicada a toda a gente, desde o recém-nascido até ao idoso, passando pelas grávidas e pelos atletas. Tem algumas contraindicações tais como cancro dos ossos, artrite reumatoide na fase aguda e osteoporose avançada. O osteopata não tem a pretensão de curar, como fazem questão de sublinhar. A cura é uma consequência de uma série de fatores e depende principalmente da vontade do paciente.

Porém, liberando as imensas tensões a que o corpo humano está sujeito, o osteopata vai dar ao homem que sofre as informações que irão permitir que ele procure a sua autocura. Muitos dos osteopatas acabam depois para reencaminhar os pacientes para outros médicos e/ou especialistas, apostando numa abordagem terapêutica integrada e multidisciplinar.

Nuno Barbosa - Massagem Ayurvedica

Massagem Ayurvedica

A medicina Ayurvédica baseia-se no reconhecimento da doença como mais do que a manifestação de sintomas perigosos para a saúde.

Saiba Mais

A Massagem Ayurvédica é considerada uma das massagens mais completas. A medicina ayurvédica, de onde provêm as suas técnicas e princípios, é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ayurveda significa Ciência (veda) da vida (ayur), e é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 5 mil anos, o que faz deste um dos mais antigos da humanidade.

A medicina Ayurvédica baseia-se no reconhecimento da doença como mais do que a manifestação de sintomas perigosos para a saúde. Para este sistema medicinal,  a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que mostra sintomas. Pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, e se não forem corrigidos, poderão mais tarde originar doenças com efeitos visíveis.

Desta forma, esta ciência foca-se na prevenção de sintomas e desequilíbrios, e não só na cura dos mesmos.

Para a sua aplicação, é tomada em conta a constituição de cada pessoa. Segundo a medicina Ayurvedica, o Dosha é único. Por isto mesmo, são utilizadas diferentes técnicas para equilibrar diferentes desvios.

O Dosha (ou Prakriti) consiste numa combinação de 5 elementos: Éter (ou Espaço), Ar, Fogo, Água e Terra, elementos pelos quais, segundo a medicina Ayurveda, é composto o Universo.

A cada ser humano corresponde uma combinação única destes elementos,que é o que mantém a harmonia entre funções físicas, mentais e emocionais, à qual corresponde um Dosha específico.

A Massagem Ayurvédica adapta-se ao tipo de Dosha de cada pessoa. O tipo de Dosha é também determinante para que óleo essencial será utilizado na realização da massagem.

O Dosha pode ser identificado através dos traços de personalidade e costumes de cada um de nós.

Existem três tipos de Dosha: Vata, Pitta e Kapha.

Vata consiste numa combinação entre o Éter (Espaço) e Ar. Encontramo-nos desta forma perante uma pessoa imprevisível, que tem frequentemente mudanças de humor e apetite contínuo, e que dificilmente cria “raízes”. A pessoa Vata é criativa e é altamente motivada, executando rapidamente tarefas. Alguns dos desequilíbrios são a ansiedade, a falta de tolerância e o medo. A Massagem Ayurvédica realizada regularmente trará os seguintes benefícios para o indivíduo Vata: Aumento da energia, atenuação de dores e problemas nas articulações e costas, regulariza o processo digestivo e o ciclo de sono, entre outros inúmeros benefícios.

Os óleos indicados para a realização da massagem numa pessoa Vata deverão ser doces, cítricos, resinosos e quentes como o Patchouli, Cravo, Cedro, Alfazema, Erva Doce, Bergamota, Jasmim, Ylang-ylang e Laranja, que ajudará a acalmar a ansiedade e nervosismo, aquecendo e humedecendo o organismo e aumentando as emoções positivas.

Pitta consiste numa combinação entre o Fogo e a Água. Desta vez, estamos perante uma pessoa equilibrada, metódica, pouco agressiva e julgadora, mas facilmente irritável e que ambiciona a perfeição. Por isto mesmo, este é um indivíduo exigente consigo próprio e com os outros, fazendo todos os possíveis para alcançar os seus objectivos com mérito e primor. É ainda muito carismático e tende para profissões nobres como a Medicina, o Direito e a Engenharia, o que faz com que esteja rodeado de pessoas que o admiram pela sua capacidade de liderança. Um dos desiquilíbrios associados à pessoa Pitta é a exaustão física e mental devido à sua tendência altamente competitiva.

A realização regular da Massagem Ayurvédica vai eliminar essa fadiga física e mental, restabelecendo energias, fazendo com que o indivíduo encontre um equilíbrio sereno entre todas as suas energias, promovendo a clareza de espírito na tomada de decisões e o sono profundo.

Os óleos indicados para a realização da massagem numa pessoa Pitta são os herbáceos, frescos, florais e doces, como o de Camomila, Gerânio, Sândalo, Rosa, Sálvia, Vetiver, Esclaréia, Mirra,  Hortelã-pimenta, Pitigrain, Olíbano, Lótus e Manjerona, que irão refrescá-la e tranquilizá-la.

Kapha consiste numa combinação entre a Água e a Terra. A pessoa Kapha é equilibrada e bem estruturada, com uma excelente energia e uma saúde estável e forte. Estamos perante uma pessoa relaxada com uma grande resistência física e emocional, tendo uma visão serena de tudo à sua volta. Tem uma enorme consciência da realidade, e é bastante pacífico, tolerante e carinhoso.

Os desequilíbrios associados ao Kapha são a luxúria e a avareza, por se querer manter fiel às suas crenças, o que poderá levá-lo à depressão. Tem também a ele associadas doenças relativas a excessos como a hipertensão, problemas cardíacos, obesidade e diabetes.

A realização regular da Massagem Ayurvédica vai quebrar a rotina e promover a adaptação a novos hábitos e ideias, e vai prevenir as doenças para as quais tem tendência.

Os óleos indicados para a realização da massagem numa pessoa Kapha são os depurativos, quentes e estimulantes, como a Cânfora, genfibre, Eucalipto, Mostarda, Tomilho, Gerânio e Manjericão, que estimularão a sua energia melancólica e pesada.

No geral, entre os benefícios proporcionados pelo tratamento com a Massagem Ayurvédica, encontram-se o  rejuvenescimento da pele, o realinhamento das estruturas óssea e muscular, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e consequente desintoxicação do organismo, eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, maior mobilidade das articulações e um estado de espirito sereno. O objetivo máximo desta massagem é recuperar o equilíbrio físico, mental, energético e emocional.

Nuno Barbosa - Terapia Linfática Manual

Terapia Linfática Manual

Permite reduzir os edemas (inchaços) de causas diversas, como pós-cirúrgicos, traumáticos, de degeneração vascular ou de lesão do sistema linfático.

Saiba Mais

O método de eleição utilizado pelos Fisioterapeutas, é o método de Leduc, belga e investigador de renome internacional na área de estudo sobre linfologia e vascular, é o método que está disseminado a nível mundial pelos meios hospitalares, por ser o método com maior evidência científica da sua eficácia.

Permite reduzir os edemas (inchaços) de causas diversas, como pós-cirúrgicos, traumáticos, de degeneração vascular ou de lesão do sistema linfático.

O protocolo seguido depende da patologia que está a gerar o edema, podendo contar com as técnicas de Drenagem Linfática Manual segundo Leduc, Pressoterapia Sequencial e Bandas Multicamadas.

É um método extremamente eficaz no tratamento de edemas do foro venoso ou do foro linfático (mais conhecido por linfedema), permitindo reduzir volumes importantes quando os edemas são muito evidentes.

A QUEM SE DESTINA?

Todas as pessoas que tenham um edema de causa venosa ou linfática, por:

TRAUMA _ impacto, entorses, etc.

CIRURGIAS _ qualquer cirurgia tem um edema associado, sendo as cirurgias oncológicas, nomeadamente ao cancro da mama, as que podem despoletar edemas mais exuberantes, já que algumas vezes se procede à remoção de um número significativo de gânglios linfáticos da região axilar. Estes doentes desenvolvem o que se designa de linfedema. As cirurgias plásticas, por serem normalmente extensas, geram também edemas importantes, que causam desconforto no pós-operatório imediato, porém este pode ser facilmente controlado com técnicas de drenagem linfática manual.

PATOLOGIAS HEREDITÁRIAS _ há pessoas que nascem com menos estruturas linfáticas, menos gânglios, ou as que têm, são um pouco mais lentas do que deviam e vêm a desenvolver linfedemas.

DEGENERATIVAS _ não é só na pele e nas articulações que o envelhecimento se reflecte. Os nossos vasos venosos também vão envelhecendo e com isso as válvulas tornam-se incompetentes, surgindo então as varizes. Associado a elas, também surgem os edemas. Com a idade o sistema linfático também sofre alterações pelo que é normal surgirem edemas por incompetência linfática.

GRAVIDEZ _ pode trazer edemas dos membros inferiores importantes e incomodativos, mas que podem ser facilmente controlados com este método.

TEM CONTRA-INDICAÇÕES?

Sim. Apesar da drenagem linfática manual e a pressoterapia estarem disseminados por todo o país, em clínicas de estética, a realidade é que nem todas as pessoas se podem submeter a estes tratamentos. Insuficiência cardíaca ou renal, ou patologia oncológica em fase activa, poderão ser contra-indicações absolutas. Sendo patologias que muitas vezes apresentam edemas associados, correspondem a uma população que poderá muitas vezes recorrer a este tipo de intervenção.

A opção de realizar este tipo de tratamentos, mesmo perante a patologia, deve ser realizada sob controlo do médico Cardiologista, Nefrologista ou Oncologista, de acordo com a patologia em questão, a fim de monitorizar correctamente o doente.

COMO É O TRATAMENTO?

De acordo com a patologia que leva ao desenvolvimento do edema, há uma actuação diferenciada.

Os edemas traumáticos e cirúrgicos são os mais simples de tratar normalmente, e como tal não obrigam a um número muito grande de tratamentos. Normalmente 5 a 10 tratamentos, constituídos apenas por drenagem linfática manual, são suficientes para reduzir o edema.

Os edemas hereditários/congénitos, degenerativos ou por esvaziamento ganglionar (intervenções cirúrgicas a tumores) exigem tratamentos mais demorados. Normalmente, para ter uma redução importante do edema, realizam-se diariamente 10 a 15 tratamentos para o membro superior e 15 a 20 tratamentos para o membro inferior, utilizando todas as técnicas que compõem o protocolo.

Nuno Barbosa

Medicina Chinesa | Fisioterapia

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Fisioterapia.

 

Competência, profissionalismo, grande acessibilidade e humanismo, são algumas das características que fazem do Dr. Nuno, um excelente profissional.

No entanto, o vasto e abrangente conhecimento técnico que  possui, faz dele um profissional extremamente versátil, portador de uma sensibilidade humana única.

A sua grande abrangência académica faz com que tenha uma visão holística sobre o paciente.

Testemunhos

O que dizem os meus clientes.

"Umas mãos precisas e concisas. O Nuno é um profissional exemplar e muito entendido. Facilmente encontrou a zona que me condicionava e com menos de uma hora a eficácia do seu tratamento foi perfeita e objectiva. Recomendo."

Gonçalo Fernandes

"Estando numa altura de alergias, rinites e afins... farta de bombas, sprays e comprimidos, decidi experimentar a acupuntura.. foi impressionante como com um tratamento senti uma enorme diferença! Obrigada!!!"

Rita Silva

"Numa altura em queria engravidar fui tratada pelo terapeuta Nuno Barbosa que me aconselhou a tomar fitoterapia para ajudar no processo. Foi praticamente à primeira tentativa.  Eternamente grata."

Inês Oliveira

"Sendo a voz o meu principal instrumento de trabalho vi-me abraços com uma rouquidão constante, dolorosa e impeditiva à qualidade do meu desempenho. Após 3 meses assim, decidi experimentar a acupuntura com o Nuno Barbosa e apenas com uma sessão de tratamento resolvi esta situação insuportável da rouquidão!"

Margarida Leite

"Para mim foi absolutamente excecional, cheguei as tuas mãos com dificuldade em andar e a tomar injeções para as dores, quando a operação era a única saida para um medico especialista com mais anos de experiência que nós de vida!! Os teus tratamentos fizeram com que eu me esquece se que tenho 4 hérnias discais na lombar e voltaram me a dar qualidade de vida. Já lá vão 2 anos com umas visitas de tempos a tempos, obrigado meu caro e continua o bom trabalho e a evoluir."

David Simões

"Recorri ao Nuno por precisar de ajuda com desgaste muscular e cansaço, ele teve o cuidado de explicar tudo com muito detalhe e numa sessão apenas fiquei a sentir-me muito melhor. Ainda me aconselhou umas gotas pós-treino (porque não tomo proteínas de recuperação) que têm sido salva-vidas! Muito Obrigada "

Sara Minhoca

Nuno Barbosa

Entre em contacto e receba um desconto numa terapia!

Clínica Nuno Barbosa - Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-530 Lisboa, Portugal

Morada

Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-418 Lisboa, Portugal

Social

Web Design por Mike Consulting | Nuno Barbosa - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Pin It on Pinterest