fbpx

O desporto, principalmente o desporto de alta competição, impõe a cada atleta um esforço máximo e contínuo, na tentativa de fazer sempre mais e melhor, ultrapassando, por vezes, os limites que o corpo é capaz de suportar.

A prática desportiva é desejável e recomendada, mas pode tornar-se na causa de diversos problemas de saúde, quando levada ao limite do atleta, pois leva a um desgaste físico e energético importante, enfraquecendo o sistema imunitário e levando à fadiga muscular, perturbações psicológicas e emocionais e diversas lesões músculo-esqueléticas.

 

Os desportistas procuram sempre a superação, dão o máximo de si, desrespeitando, por vezes, os limites do seu corpo.

 

Esta prática pode levar a um desgaste rápido e ao surgimento de lesões que causam paragens prolongadas na atividade física ou ao abandono da atividade desportiva.

Por isso, é necessário reduzir os riscos associados à prática desportiva e ajudar a minorar os danos por ela causados.

 

A História da Cláudia – Testemunho

 

Há três anos foi-me diagnosticada uma Hérnia Discal na zona lombar, após análise foi-me dito que tudo poderia fazer a nível de exercício desde que existisse trabalho de reforço muscular na zona abdominal e lombar, por questões óbvias.

Passados 8 meses tive a minha primeira crise lombar que me apanhou não só essa zona como irradiou por toda a perna direita.

Sem saber o que fazer pois nas urgências apenas me davam analgésicos para aliviar a dor que persistia, por indicação de um amigo dirigi-me ao Nuno na esperança que me pudesse ajudar.

Após 3 consultas com Acupuntura , Manipulação , Massagens , comecei a ficar sem dores na perna e na lombar progressivamente, em cada sessão sentia sempre os meus discos a “mexerem”, ou seja, a voltarem ao sítio por incrível que pareça.

Sinceramente parecia um milagre, o que os médicos não podiam resolver, pois não operam sem ser em casos extremos, ele conseguiu.

Atualmente sou acompanhada por este profissional de forma a mensalmente estar em forma e não ter mais crises, pois viverei “para sempre” com esta “amiga”. 🙂

Diagnóstico: Hérnia Discal na zona lombar L5-S1.
Atleta de CrossFit.
Na foto: Squat Snatch com 62Kg.

Cláudia Oliveira

 

A Medicina Chinesa, em conjunto com outras disciplinas, como a Osteopatia e a Fisioterapia, é uma forte aliada para quem pratica qualquer desporto ou atividade física e é fundamental para quem o faz ao nível da alta competição.

Os atletas de alta competição, além de levarem as suas capacidades mais ao limite, do que os que não competem, precisam de ter, além das suas capacidades físicas, as suas capacidades mental e emocional em equilíbrio.

Só assim se conseguem superar e chegar onde eles próprios não acreditavam que chegariam!

 

COMO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PODE AJUDAR OS ATLETAS?

Através da Medicina Chinesa com técnicas como a Acupunctura, Electroacupuntura,Moxibustão, Massagem Tui-Na, entre outras, aumenta a energia geral, diminui a fadiga, aumenta a resistência ao esforço, logo provoca uma melhoria no rendimento do atleta.

A Medicina Chinesa também atua de forma eficaz na recuperação de lesões, melhorando a circulação sanguínea e energética do local, aumenta a oxigenação e regeneração dos tecidos.

Além disso estimula a produção de endorfinas e outros esteróides que vão atuar como analgésicos e anti-inflamatórios naturais, ajudando a aliviar a dor, diminuir hematomas e edemas, relaxar os músculos e os tendões e acelerar a cicatrização de tecidos.

Tem ainda a capacidade de promover um equilíbrio mental, psicológico e emocional do atleta, fator fundamental para a obtenção dos níveis de sucesso desejados.

Esta terapia complementar tem seus efeitos reconhecidos na medicina ocidental, entretanto, o tratamento tradicional não deve ser substituído por esta sem o conhecimento e consentimento médico. Seus efeitos benéficos atuam de forma complementar e não substitutiva.

A minha abordagem, conjugando a Medicina Chinesa, a Fisioterapia e também a Osteopatia, ajuda, sem dúvida, a dar um acompanhamento bastante completo e personalizado aos atletas, facilitando e acelerando a recuperação de lesões e a prevenção das mesmas, e melhorando a capacidade física, foco e a capacidade de superação física, mental e emocional.

Aproveite a promoção deste mês e marque já abaixo a sua Consulta de Avaliação Gratuita com o Dr. Nuno Barbosa.

Consulta de Avaliação Gratuita

Aproveite esta campanha durante este mês e marque a sua Avaliação Gratuita. Vagas limitadas.

Facebook Comments

Clínica Nuno Barbosa - Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-530 Lisboa, Portugal

Morada

Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-418 Lisboa, Portugal

Social

Consultoria Digital & Web Design por Seize Your Biz | Nuno Barbosa - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Pin It on Pinterest

Share This