fbpx
A fibromialgia é uma doença crónica, que afecta cerca de um milhão de portugueses, sendo 90% mulheres. Esta doença causa dores em todo o corpo, por grandes períodos, sendo muitas vezes incapacitante.
Acredita-se que há um distúrbio na forma como o cérebro processa a dor, fazendo com que haja um aumento da sensibilidade nos tecidos moles. No entanto, não há ainda um consenso no que diz respeito ao motivo do seu aparecimento.
A genética, algumas infecções e o stress/ansiedade/situação traumática podem estar na origem da fibromialgia. Os distúrbios do sono podem também estar ligados ao seu aparecimento.
Normalmente, a dor começa num local específico, progredindo depois para o resto do corpo. Uma rotina com muito stress é altamente desaconselhada, pois potencia o seu aparecimento/agravamento da doença.
Além da dor generalizada, o cansaço extremo é outro dos principais sintomas da fibromialgia, que deixa os pacientes sem energia. A dificuldade de concentração e as dores de cabeça são também sintomas.
O facto destes sinais serem dispersos, não havendo uma relação óbvia entre si, faz como que seja uma doença difícil de detectar numa primeira fase.
A Medicina Chinesa trata estes sintomas, actuando, tanto na parte emocional (que tem um papel decisivo no aparecimento de todos estes sinais) como na parte física (as dores originam uma contracção muscular, sendo importante relaxar os músculos).
Acupuntura, massagem tuiná e fitoterapia são uma possível combinação de tratamentos para tratar esta doença. No entanto, só após uma avaliação inicial é possível definir os tratamentos necessários para a tratar, bem como o número de sessões.
Facebook Comments

Clínica Nuno Barbosa - Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-530 Lisboa, Portugal

Morada

Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-418 Lisboa, Portugal

Social

Consultoria Digital & Web Design por Seize Your Biz | Nuno Barbosa - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade