fbpx
Se tem algum conhecimento sobre Medicina Tradicional Chinesa, já deve ter ouvido falar dos famosos meridianos. Eles são canais que transportam energia pelo corpo. Essa energia vital – o chi – flui pelo corpo, da cabeça aos pés, estando presente também nos órgãos. É sempre este o “ponto de partida” num tratamento através da Medicina Chinesa.
Uma perturbação/bloqueio desse livre fluxo de energia leva a um desequilíbrio do organismo, que pode traduzir-se numa doença.
Um correto equilíbrio entre corpo, mente e o ambiente que nos rodeia é fundamental para um organismo saudável.
Existem doze meridianos principais, presentes simetricamente dos dois lados do corpo. São eles:
– Pulmão;
– Mestre do Coração;
– Coração;
– Intestino Delgado;
– Triplo-Aquecedor;
– Intestino Grosso;
– Baço-Pâncreas;
– Fígado;
– Rim;
– Bexiga;
– Vesícula Biliar;
– Estômago.
Estes meridianos estão ligados aos cinco elementos da natureza – água, fogo, madeira, metal e terra – existindo uma relação entre eles e os órgãos, chamada Teoria dos Cinco Elementos. Cada órgão tem uma função específica, tal como cada elemento da natureza.
As várias terapias presentes na Medicina Chinesa manipulam estes canais de energia, através da massagem, agulhas ou as ventosas, por exemplo.
Cada técnica tem um objectivo específico no tratamento de um bloqueio energético, ou seja, de uma doença.
O tratamento de uma doença por ser feito apenas com o recurso a uma terapia, como a acupuntura, ou com recurso a várias terapias combinadas.
Facebook Comments

Clínica Nuno Barbosa - Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-530 Lisboa, Portugal

Morada

Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-418 Lisboa, Portugal

Social

Consultoria Digital & Web Design por Seize Your Biz | Nuno Barbosa - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade

Pin It on Pinterest