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Aquilo que ingerimos tem um papel fundamental na nossa saúde e bem-estar. O cuidado com a alimentação promove um organismo forte e resistente a doenças.
Para a Medicina Chinesa, os alimentos têm características energéticas próprias. Conhecer a sua temperatura, sabor e função é muito importante para fazermos escolhas acertadas e saber como combinar os vários alimentos.
Hoje, trago algumas sugestões para uma alimentação saudável, segundo a Medicina Tradicional Chinesa:
– Evite comer todos os dias o mesmo tipo de alimento;
– Coma calmamente, para que a energia do alimento seja correctamente absorvida pelo organismo;
– A refeição deve ser iniciada com alimentos “neutros”, como a sopa, que aquece o estômago e facilita a digestão;
– As refeições devem ser feitas em horários certos;
– Coma mais quantidade de manhã, e ir reduzindo ao longo do dia, pois os órgãos responsáveis pela digestão funcionam melhor de manhã;
– Os alimentos têm funções definidas, segundo a sua cor. Os alimentos vermelhos revitalizam, os amarelos equilibram, os verdes desintoxicam, os brancos purificam e azuis/roxos são anti-oxidantes. Consuma de tudo um pouco;
– É importante ingerir alimentos preparados de diversas formas. Por exemplo, comer alimentos crus em demasia pode prejudicar o sistema digestivo, pois requerem um grande esforço energético para serem digeridos, debilitando o organismo.
Bom apetite!
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