fbpx

A decisão de ter um filho é um dos momentos mais importantes para a vida de um casal.

Várias emoções se geram naquele momento: ansiedade, dúvidas, alegria, medo, expectativa:

“Será que é mesmo isto que queremos?”

“Será que vamos ser capazes de cuidar dele?”

“Será que virá com saúde?”

Este processo, muitas vezes é rápido, outras vezes, demora algum tempo. Infelizmente, cada vez há mais casais que demoram anos a conseguir engravidar, tornado-se um desejo cada vez mais penoso, e levando-os a procurar ajuda.

A infertilidade é mais do que um problema físico. Origina um desgaste emocional e psicológico, sobretudo na relação do casal e por vezes até na relação com familiares e amigos que parecem conseguir engravidar mais facilmente.

A taxa de infertilidade conjugal é alta – 15-20% na população em idade reprodutiva.

E se há causas médicas variadas para a infertilidade, alguns casos não têm explicação à luz da Medicina convencional e a tendência é de crescimento da prevalência.

Somos sujeitos a tantas agressões externas – os químicos na comida que ingerimos, a poluição no ar que respiramos, o stress a que somos sujeitos, as poucas horas de sono que nos impomos…

Se quando somos mais novos o nosso corpo vai sendo capaz de compensar os desequilíbrios consequentes, quando se tem 30, 40 anos já há muita coisa acumulada…

O stress é um factor importante – um corpo que percepciona um “perigo” exterior (situações de stress continuas…) possivelmente vai entender que as condições não estão reunidas para reproduzir. O corpo humano tem a sua inteligência própria…

O uso da Acupunctura em infertilidade está tão difundido em países como o Reino Unido, EUA,  Austrália, Alemanha e pode ser realizado, tanto em pessoas que já se encontram num tratamento de fertilização, através da Medicina Tradicional, como por casais que optam apenas pela Medicina Chinesa.

Tanto a Medicina Oriental, como a Tradicional, podem ser utilizadas em conjunto, sendo uma mais-valia esta cooperação.

 

A História da Joana – Testemunho

 

 Fui mãe solteira e independente.

Não foi um processo fácil, nem tão pouco rápido… foram 4 anos e 7 tentativas… mas quando queremos mesmo algo, não desistimos fácil.

Quando ia para o 5° tratamento FIV, falaram-me dos benefícios da medicina chinesa para o sucesso de uma gravidez, pela forma como nos prepara fisica e emocionalmente.

Experimentei e pela primeira vez consegui engravidar, mas infelizmente abortei.

A falta de empatia com a tecnica de então fez-me procurar outros profissionais e quando ia para o 7° tratamento FIV deparei-me no FB com um artigo publicado pela Dr Nuno Barbosa sobre a importância da acupuntura e outras tecnicas da medicina chinesa nos tratamentos FIV.

Pesquisei o seu curriculo e percebi que era uma pessoa experiente e conhecedora, quer da medicina tradicional, pois era fisioterapeuta licenciado pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, quer da medicina tradicional chinesa, sendo licenciado pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu, na China e tendo incluindo formação especifica para a fertilidade.

Fiz uma primeira consulta de avaliação e iniciei o tratamento de acupuntura e fitoterapia. Foram-me realizados protocolos de tratamentos específicos para cada altura do processo, pré tratamento FIV, durante o tratamento FIV e ao longo de toda a gravidez. Processo de acupuntura bem diferente do anterior que acabava 15 dias antes da FIV.

E assim ao fim de 7 ciclos FIV consegui engravidar.

Ja recomendei o dr Nuno Barbosa a outras amigas com diferentes situações de fertilidade e diciculdade de engravidar ja há algum tempo, uma com problemas do sistema imunitário e outra com problemas dd endometriose, e também elas engravidaram de imediato.

Quando falo do sucesso da acupuntura no meu caso, dizem-me sempre que foi sorte, pelo facto da maioria das pessoas ainda serem céticas em relação a esta medicina… só espero que a sorte me acompanhe sempre e foi, realmente, uma sorte ter encontrado o Nuno neste meu caminho.

Obrigada Nuno! É um prazer recomendar-te pois acredito mesmo no teu trabalho.

Joana Silva

Numa avaliação inicial, o médico de Medicina Chinesa irá fazer um questionário acerca de vários factores da vida pessoal, como o estilo de vida, hábitos alimentares, sono, rotinas, etc. Tudo é tido em conta, pois será uma ajuda fundamental para perceber qual a causa da infertilidade.

A infertilidade pode ter várias razões, como a falta de energia ou energia estagnada em vários órgãos, como o rim, fígado, útero ou testículos.

A acupunctura procura equilibrar a energia do organismo, normalizando os níveis de secreções no corpo humano. Ela optimiza a resposta à estimulação hormonal e melhora a qualidade dos óvulos e espermatozóides.

No caso das mulheres, a acupunctura ajuda também a tornar o útero mais receptivo à concepção, bem como ajuda a manter a gravidez, minimizando o risco de aborto espontâneo.

Além da parte física, a acupunctura ajuda também a controlar os níveis de stress, algo que normalmente está bastante presente nestes processos de fertilidade, sendo um dos factores que mais causam dificuldade em engravidar.

Este equilíbrio das emoções e energético, resulta numa circulação mais correcta da energia por todo o organismo, facilitando a concepção.

A Acupuntura pode, e deve ser efetuada como complemento das técnicas de procriação assistida pois claramente aumenta a sua taxa de sucesso, como vimos no caso da Joana.

Aproveite a promoção deste mês e marque já a sua Consulta de Avaliação Gratuita com o Dr. Nuno Barbosa.

Consulta Avaliação Gratuita

Aproveite esta campanha durante o mês de Abril e marque a sua Avaliação Gratuita. Vagas limitadas.

Facebook Comments

Clínica Nuno Barbosa - Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-530 Lisboa, Portugal

Morada

Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-418 Lisboa, Portugal

Social

Consultoria Digital & Web Design por Seize Your Biz | Nuno Barbosa - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade