A decisão de ter um filho é um dos momentos mais importantes para a vida de um casal.
Este processo, muitas vezes é rápido, outras vezes, demora algum tempo. Infelizmente, cada vez há mais casais que demoram meses ou anos a conseguir engravidar, tornando-se um desejo cada vez mais penoso.
A infertilidade é mais do que um problema físico. Origina um desgaste emocional e psicológico, sobretudo na relação do casal.
A ansiedade causada pela infertilidade afeta os casais durante este processo e é uma consequência e uma causa da dificuldade em engravidar.
Os casais que tentam ter um bebé estão expostos a elevados níveis de stress e quanto mais tempo demoram a alcançar resultados, mais ansiosos ficam, o que por si só promove o stress que inibe a fertilidade e afeta o desejo sexual.
A taxa de infertilidade conjugal é alta – 15-20% na população em idade reprodutiva.
E se há causas médicas variadas para a infertilidade, alguns casos não têm explicação à luz da Medicina convencional e a tendência é de crescimento da prevalência.
Somos sujeitos a tantas agressões externas – os químicos na comida que ingerimos, a poluição no ar que respiramos, o stress a que somos sujeitos, as poucas horas de sono que nos impomos…
Se quando somos mais novos o nosso corpo vai sendo capaz de compensar os desequilíbrios consequentes, quando se tem 30, 40 anos já há muita coisa acumulada…
A infertilidade pode ter várias razões, como a falta de energia ou energia estagnada em vários órgãos, como o rim, fígado, útero ou testículos.
O stress é um fator muito importante – um corpo que perceciona um “perigo” exterior (situações de stress continuas…) possivelmente vai entender que as condições não estão reunidas para reproduzir. O corpo humano tem a sua inteligência própria…
COMO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PODE AJUDAR NA INFERTILIDADE?
A acupunctura procura equilibrar a energia do organismo, normalizando os níveis de secreções no corpo humano. Sendo um tratamento natural, não tem contraindicações.
A partir da estimulação de pontos específicos promove regularização hormonal, melhora a função do útero, aumenta o fluxo sanguíneo no ovário e no útero, espessando o endométrio, deixando-o mais recetivo ao embrião e melhora a qualidade dos óvulos e espermatozoides.
Além da parte física, a acupunctura ajuda também a controlar os níveis de stress, promove o relaxamento e bem-estar, diminui o stress e a ansiedade, fatores importantes na infertilidade.
Este equilíbrio das emoções e energético, resulta numa circulação mais correta da energia por todo o organismo, facilitando a conceção.
A História da Joana – Testemunho
Fui mãe solteira e independente.
Não foi um processo fácil, nem tão pouco rápido… foram 4 anos e 7 tentativas… mas quando queremos mesmo algo, não desistimos fácil.
Quando ia para o 5° tratamento FIV, falaram-me dos benefícios da medicina chinesa para o sucesso de uma gravidez, pela forma como nos prepara física e emocionalmente.
Experimentei e pela primeira vez consegui engravidar, mas infelizmente abortei.
A falta de empatia com a técnica de então fez-me procurar outros profissionais e quando ia para o 7° tratamento FIV deparei-me no Facebook com um artigo publicado pela Dr. Nuno Barbosa sobre a importância da acupuntura e outras técnicas da medicina chinesa nos tratamentos FIV.
Pesquisei o seu currículo e percebi que era uma pessoa experiente e conhecedora, quer da medicina tradicional, pois era fisioterapeuta licenciado pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, quer da medicina tradicional chinesa, sendo licenciado pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu, na China e tendo incluindo formação especifica para a fertilidade.
Fiz uma primeira consulta de avaliação e iniciei o tratamento de acupuntura e fitoterapia. Foram-me realizados protocolos de tratamentos específicos para cada altura do processo, pré-tratamento FIV, durante o tratamento FIV e ao longo de toda a gravidez. Processo de acupuntura bem diferente do anterior que acabava 15 dias antes da FIV.
E assim ao fim de 7 ciclos FIV consegui engravidar.
Já recomendei o Dr. Nuno Barbosa a outras amigas com diferentes situações de fertilidade e dificuldade de engravidar já há algum tempo, uma com problemas do sistema imunitário e outra com problemas de endometriose, e também elas engravidaram de imediato.
Quando falo do sucesso da acupuntura no meu caso, dizem-me sempre que foi sorte, pelo facto da maioria das pessoas ainda serem céticas em relação a esta medicina… só espero que a sorte me acompanhe sempre e foi, realmente, uma sorte ter encontrado o Nuno neste meu caminho.
Obrigada Nuno! É um prazer recomendar-te pois acredito mesmo no teu trabalho.
No caso das mulheres, a acupuntura ajuda também a tornar o útero mais recetivo à conceção, bem como ajuda a manter a gravidez, minimizando o risco de aborto espontâneo.
A fertilidade masculina também pode ser potenciada com a acupuntura. Diversos estudos confirmam a melhoria dos resultados do espermograma. A acupuntura estimula a espermatogénese, aumentando tanto a quantidade de espermatozoides produzidos como a sua qualidade (mobilidade e morfologia).
A Acupuntura é uma terapia muito eficaz no tratamento da infertilidade e o seu uso está tão difundido em países como o Reino Unido, EUA, Austrália, Alemanha e pode ser realizado, tanto em pessoas que já se encontram num tratamento de fertilização ou procriação assistida (como o caso da Joana), através da Medicina Tradicional, como por casais que optam apenas pela Medicina Chinesa.
O importante é que os tratamentos de fertilidade possam terminar sempre com a boa notícia! 🙂
Marque Já a Sua Consulta
Formado em Medicina Tradicional Chinesa e Licenciado em Fisioterapia, tendo adquirido uma vasta experiência nas áreas de Fertilidade, Ortopedia, Osteopatia, Neurologia e Traumatologia Desportiva. A sua grande abrangência académica faz com que tenha uma visão holística sobre o paciente.