A Massagem Ayurvédica faz parte da medicina ayurvédica, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, tendo-se difundido por todo o mundo.
Esta terapia reequilibra a energia vital do sistema corpo-mente-espírito, com o toque dos óleos essenciais, escolhidos de acordo com as características bioenergéticas específicas de cada pessoa.
Vantagens:
- Estimula os músculos e a circulação;
- Liberta toxinas presas nos músculos e tecidos;
- Ajuda no realinhamento postural, alívio de tensões;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Tem efeitos anti-stress e anti-depressivos;
- Proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando a livre circulação da energia vital;
- Tem efeito terapêutico no plano emocional, mental e espiritual. As emoções, conceitos, crenças e experiências vivenciadas e contraídas no corpo, são “tocadas” e libertadas;
- Harmonização integral do paciente e o desenvolvimento da sua espiritualidade;
- Normalização do fluxo energético – reequilíbrio das energias subtis, chakras, pontos vitais e correntes energéticas;
- Melhoria da postura corporal e da estrutura óssea;
- Retardamento do envelhecimento;
- Regularização do sistema linfático e sanguíneo.
A massagem pode ser aplicada em qualquer pessoa e de qualquer idade, apesar de não ser indicada para pessoas com febre alta, vómitos, em coma e pacientes terminais.
Medicina Ayurvédica
Em sânscrito, AYUR significa vida e VEDA significa conhecimento ou ciência. Sendo assim, Ayurveda pode ser traduzido como a ciência ou conhecimento da vida. É uma medicina preventiva, ou seja, foca-se na prevenção da doença.
Como?
Dando ferramentas para proporcionarmos ao nosso corpo/mente uma energia equilibrada e harmoniosa. Normalmente, a cultura ocidental tende a não valorizar alguns problemas ou dificuldades, sendo que essas questões são depois somatizadas em doenças. Isto acontece porque a energia deixa de fluir tão bem, provocando um grande desgaste físico/emocional e, consequentemente, alguma sintomatologia.
Ou seja, muitas vezes, a doença é o resultado de várias situações que causam um desiquilíbrio, estagnação e energia “presa”, que a ciência oriental procura resolver/desbloquear.
Tentar viver sem estes “bloqueios”, ou conseguir identificá-los e tratá-los em seguida, pode ajudar a prevenir várias doenças.
Cuide de si!

Formado em Medicina Tradicional Chinesa e Licenciado em Fisioterapia, tendo adquirido uma vasta experiência nas áreas de Fertilidade, Ortopedia, Osteopatia, Neurologia e Traumatologia Desportiva. A sua grande abrangência académica faz com que tenha uma visão holística sobre o paciente.