A ventosaterapia, ou cupping, é um dos tratamentos que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. No entanto, existem registos da utilização deste tratamento em civilizações antigas, como a egípcia ou grega.
Esta terapia utiliza copos de vidro ou acrílico, aplicados sobre a pele que, através do efeito de sucção, geram um vácuo, aumentando desta forma o fluxo sanguíneo nas zonas onde a terapia é aplicada. Este aumento do sangue nestas zonas promove mais oxigenação dos tecidos, resultando numa libertação de toxinas do sangue e do músculo, bem como o alívio das tensões e dores musculares.
A Medicina Chinesa considera que a estagnação do sangue nos músculos e articulações favorece o aparecimento de doenças. A utilização das ventosas promove esta circulação, “controlando” de certa forma a corrente sanguínea. Esta técnica ajuda também no combate da celulite, gordura localizada e estrias.
Algumas vantagens do tratamento com ventosas:
– Aumenta a circulação;
– Desintoxica o organismo;
– Trata dores musculares e contraturas;
– Aumenta a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
– Trata problemas digestivos;
– Fortalece os vasos sanguíneos;
– Ajuda a eliminar a celulite e promove a redução de medidas;
– É relaxante para corpo e mente.
Existem também algumas situações nas quais se desaconselha a ventosaterapia:
– Problemas de pele (ex: micoses, dermatites, psoríase ou ferimentos recentes);
– Pessoas com problemas cardíacos;
– Áreas onde a pele não é plana;
– Grávidas;
– Pessoas com febre alta.
No entanto, cada caso é um caso, e o melhor mesmo é consultar o profissional de Medicina Chinesa, para que possa avaliar se é ou não aconselhável iniciar o tratamento.
O tratamento com ventosas pode deixar algumas marcas na pele, sendo que é algo bastante normal, que desaparece com o tempo.
Esta técnica ganhou bastante destaque durante os Jogos Olímpicos de 2016, por causa do surgimento de algumas imagens do nadador Michael Phelps, com marcas nas costas e ombros. É apenas sinal de que ele se preocupa com a sua saúde e performance desportiva! 🙂
Formado em Medicina Tradicional Chinesa e Licenciado em Fisioterapia, tendo adquirido uma vasta experiência nas áreas de Fertilidade, Ortopedia, Osteopatia, Neurologia e Traumatologia Desportiva. A sua grande abrangência académica faz com que tenha uma visão holística sobre o paciente.