fbpx

A alergia é uma resposta exagerada do nosso organismo, a algum agente exterior. Há vários tipos:
– Respiratória: asma, renite, febre dos fenos (as mais comuns);
– Alimentar: muito perigosa, causada pela ingestão de algum alimento/substância não tolerada pelo organismo;
– Dermatológica: quando a pele entra em contacto com algo que não tolera, podendo originar uma reacção cutânea.

No artigo de hoje, vamos focar-nos nas alergias respiratórias. Cada vez mais o nosso sistema imunitário é “agredido” por condições externas adversas (ar cada vez menos puro, secura, vento, humidade, etc.).
O facto de, muitas vezes, inspirarmos pela boca, também permite que estas impurezas cheguem mais depressa ao organismo, sem antes terem passado pelo nariz (que permite filtrar várias dessas impurezas).
Tudo isto faz com que, mesmo numa situação em que não haja um quadro de alergia, o corpo reaja e fique com a sua imunidade debilitada.
Um organismo mais enfraquecido, mais facilmente reage de uma forma exagerada a estes factores externos.

A Primavera é a “época alta” das alergias. Apesar de haver vários tipos de alergias respiratórias – pó, pêlo de animais, ácaros, humidade, pólen, etc. – que podem ocorrer em qualquer altura do ano, é na Primavera que há maior concentração de pólenes no ar.
Resultado? Muitos espirros, nariz e olhos irritados, tosse, quilos e quilos de lenços utilizados.
Aposto que já está a sentir uma irritação no nariz só de pensar… 🙂
Os medicamentos anti-alérgicos diminuem a capacidade de resposta do organismo. É importante permitir que ele reaja a uma situação que lhe é estranha. O espirro é uma resposta, e não queremos contrariar esta reacção. Devemos, sim, fortalecer o organismo, de forma a que essas respostas sejam cada vez menos extremas/desconfortáveis.

Cada vez mais a Medicina Chinesa é vista como uma alternativa ao tratamento convencional de alergias.

Após uma avaliação inicial, é definido qual o tratamento (ou conjunto de tratamentos) mais indicado para aquele tipo de patologia.
O ideal é começar a fazer um acompanhamento antes da época de alergias estar no auge (cerca de 2 meses antes). Desta forma, permite ao organismo reequilibrar-se e fortalecer-se, conseguindo fazer frente aos agentes causadores das alergias, evitando a reacção exagerada a esses agentes.
No entanto, a Medicina Chinesa consegue actuar também numa fase em que os sintomas já estão bastante activos, aliviando numa primeira fase as reacções alérgicas, tratando-as depois.

Este tipo de tratamento permite uma resposta a longo prazo (variando sempre de pessoa para pessoa), reforçando o sistema imunológico, não utilizando químicos.

Marque a sua consulta e desfrute da Primavera, sem espirros!

Facebook Comments

Clínica Nuno Barbosa - Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-530 Lisboa, Portugal

Morada

Rua da Quinta do Charquinho 13D, 1500-418 Lisboa, Portugal

Social

Consultoria Digital & Web Design por Seize Your Biz | Nuno Barbosa - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade